BNP Paribas Cardif Brasil

BNP Paribas Cardif do Brasil ultrapassa R$ 1,4 bi de faturamento.

- 04/10/2014

 



  • Nos últimos sete anos, a companhia deu um salto de 472%, e mantém crescimento médio de 34% ao ano

 

  • Lucro antes dos impostos subiu de R$ 3 milhões, em 2007, para R$ 213 milhões, no ano passado

 

São Paulo, 08 de abril de 2014 – Mesmo com o baixo crescimento da economia nacional, a BNP Paribas Cardif do Brasil, subsidiária do BNP Paribas Cardif, braço segurador do BNP Paribas, alcançou R$ 1,456 bilhão de faturamento em 2013, avanço de 40% em relação ao ano anterior. Nos últimos sete anos, período em que colocou em prática estratégias de diversificação de produtos, multiplicidade de canais de distribuição e aproximação dos parceiros, o salto chegou a 472%.

 

A evolução é ainda mais expressiva quando comparados os lucros antes dos impostos dos exercícios: partiu de R$ 3 milhões, em 2007, e atingiu R$ 213 milhões no último ano. Frente a 2012, o crescimento foi de 65%. As cifras conferiram à filial brasileira a 3ª posição no ranking global do Grupo.

 

 

 

Este resultado reflete o sucesso das estratégias da companhia, bem como o desempenho do mercado de seguros, que anualmente tem superado a variação do PIB (Produto Interno Bruto). O segmento conta com o aumento do poder de consumo do brasileiro que, agora, possui novas necessidades e condições financeiras para adquirir seguros.

 

Os resultados de 2013 foram impressionantes, porém, o que mais nos satisfaz é o trabalho consistente que a BNP Paribas Cardif do Brasil vem construindo há sete anos no País, por meio de uma base sólida de parcerias comerciais, produtos diversificados e multiplicidade dos canais de distribuição”, destaca Adriano Romano, presidente da companhia.

 

A empresa cresceu bem acima do setor. Conforme dados da consultoria Siscorp, que teve como base os balanços das seguradoras, o mercado brasileiro avançou 9,9% em 2013, na comparação com 2012.

 

Estamos focados na melhoria da experiência de venda no parceiro, para atingir de maneira correta seu público-alvo, ampliando a fidelização dos clientes e a rentabilidade de seu negócio. Além dos investimentos em parcerias comerciais, investimos em treinamento, campanhas de incentivo e sistemas tecnológicos mais eficazes”, explica Romano.

 

A BNP Paribas Cardif do Brasil está atuando focada na experiência do cliente final, apoiando a sustentabilidade a longo prazo da empresa. Esse processo é amplo e inclui o desenvolvimento de produtos acessíveis, que estão cada vez mais voltados para as necessidades práticas dos consumidores, devido a revisão e implantação de melhorias, como processos mais transparentes e menos burocráticos, além da contínua melhoria nos canais de atendimento ao cliente em qualquer ponto de contato com a seguradora e seus parceiros. "Além disso, estamos atualizando os materiais e métodos para treinar nossas equipes e dos parceiros. Este projeto está alinhado com o mercado e as expectativas da BNP Paribas Cardif em relação à qualidade e a transparência do processo", diz Romano.

 

 

Desempenho das empresas

 

No ano passado, a BNP Paribas Cardif do Brasil comercializou mais de 17 milhões de seguros individuais, que renderam o aumento de 40% no faturamento. O crescimento abrange suas quatro empresas:

 

  • Cardif Vida – R$ 920 milhões;

  • Cardif Garantias – R$ 270 milhões;

  • Luizaseg (joint venture com a rede varejista Magazine Luiza) – R$ 266 milhões;

  • Cardif Capitalização, cujo resultado está consolidado em Cardif Vida – R$ 60 milhões*.

 

O lucro antes dos impostos também reflete o comportamento das quatro empresas:

  • Cardif Vida – R$ 170 milhões;

  • Cardif Garantias – R$ 10 milhões;

  • Luizaseg – R$ 33 milhões;

  • Cardif Capitalização, cujo resultado está consolidado em Cardif Vida – R$ 1,5 milhão*.

 

Produtos e canais de distribuição

 

Na divisão por produtos, destacam-se o Proteção Financeira e a Garantia Estendida que, juntas, respondem por 88% do faturamento. O desempenho de 2013 é consequência de dois fatores em especial: o esforço da companhia em colaborar proativamente para que seus parceiros aumentem sua eficiência em seus canais de distribuição e vendas de qualidade, trabalhando em conjunto e agregando valor a eles; e o avanço do poder de consumo das classes emergentes no mercado de bens, como eletroeletrônicos e eletrodomésticos.

 

A Garantia Estendida foi especialmente beneficiada pelo aquecimento do mercado de consumo, uma que vez que os brasileiros perceberam a importância do seguro e, agora, possuem mais possibilidades financeiras para adquiri-lo. Além disso, os investimentos da BNP Paribas Cardif do Brasil em seus canais de distribuição e vendas de qualidade, por meio das parcerias, estimularam a venda do produto”, analisa Romano.

 

Neste sentido, a companhia tem cases de sucesso, como a Luizaseg, joint venture constituída com o Magazine Luiza exclusivamente para a comercialização da Garantia Estendida.

 

Para este ano e os próximos, a BNP Paribas Cardif do Brasil pretende prosseguir com suas estratégias de diversificação de produtos, investimentos em parcerias comerciais e em tecnologia, além de explorar novos mercados. Também intensificará projetos em setores nos quais já atua, e que possuem potencial de maior desenvolvimento, como o automotivo e o varejista.

 

 

 

 

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*Os valores de Cardif Capitalização já estão incluídos em Cardif Vida e não devem ser repetidos no faturamento final.

A longo prazo, pretendemos focar nestes dois segmentos, que ainda têm muito a oferecer, e investir esforços para consolidar nossa marca neles. Para alcançar nossos objetivos, podemos adaptar ou mudar as estratégias e planos, de acordo com as circunstâncias e oportunidades, mas seguimos focados e flexíveis, sempre”, destaca Romano.

 

Novas regulamentações

 

2013 também foi destacado pelas novas regulamentações da Superintendência Nacional de Seguros Privados (SUSEP), que visa garantir a proteção legal para os consumidores e tornar o mercado de seguros nacional mais transparente e organizado. "Estamos vivendo um marco regulatório, cujo objetivo é organizar, proteger e formalizar o mercado de seguros em benefício dos consumidores e as empresas do setor. A companhia acredita na importância de estabelecer regras que ajudarão a aumentar a transparência e a excelência na prestação de serviços ", finaliza Romano.

 

Sobre a BNP Paribas Cardif

A BNP Paribas Cardif (www.bnpparibascardif.com) é a subsidiária de seguros de Vida, Propriedade e Acidentes do BNP Paribas. Desenvolve produtos e serviços de Previdência e Proteção, distribuídos por meio de diferentes canais. Presente em 37 países, possui forte atuação na Europa, Ásia e América Latina.

 

Em 2012, registrou € 24,3 bilhões em prêmios brutos, sendo 56% deles gerados fora da França, país sede da companhia. Atualmente, possui cerca de 10 mil colaboradores*, dos quais 68% estão distribuídos por todo o globo.

 

Os produtos e serviços desenvolvidos pela BNP Paribas Cardif estão alinhados ao seu compromisso de Responsabilidade Social e Corporativa, que apoia a diversidade na empresa, coloca em prática uma política ambiental interna e é comprometida com projetos de educação econômica e financeira.

 

* Número de funcionários em empresas controladas pela BNP Paribas Cardif: mais de 8 mil colaboradores.

 

A BNP Paribas Cardif do Brasil (www.bnpparibascardif.com.br), especializada em desenvolver produtos e serviços de seguros, distribuídos por meio de parceiros nos segmentos de Bancos e Financeiras de Consumo, Automóvel e Varejo, possui atualmente 31 milhões de certificados ativos, com forte crescimento nos últimos anos, muito acima da média do segmento.

 

A companhia é formada por quatro empresas: Cardif Vida, Cardif Garantia, Cardif Capitalização e a Luizaseg, joint venture formada com a rede varejista Magazine Luiza.

 

Em 2013, o faturamento da BNP Paribas Cardif do Brasil foi de R$ 1,4 bilhão e o lucro, R$ 213 milhões. 

 

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